Canadian Money Forum banner

E se eu não for um herdeiro legal do meu pai biológico?

399 views 23 replies 11 participants last post by  ian  
#1 · (Edited)
Meu pai biológico não consta em nenhum dos papéis oficiais do governo. Não na minha certidão de nascimento.

Mas ele é meu pai biológico e eu o vi algumas semanas todos os anos durante meus primeiros 20 anos de vida, depois seguimos nossos próprios caminhos sem mais interesse em manter um relacionamento.

Seus pais faleceram e seus irmãos faleceram. Ele muito provavelmente não tem cônjuge.

E se ele morrer sem testamento? Ele não tem herdeiros legais. Entendo que seus bens irão para o registro de propriedades não reclamadas, e acredito que pode permanecer não reclamado por até 10 anos.

Devo apenas monitorar esse registro todos os anos, por via das dúvidas? E se ele falecer sem herdeiros, poderei reivindicá-los? E para reivindicá-los, acho que minha única prova seria garantir que ainda tenho fotos dele e de mim (acredito que minha mãe tenha algumas)?

#2 ·
Meu pai biológico não consta em nenhum documento oficial do governo. Não na minha certidão de nascimento.

Mas ele é meu pai biológico e eu o vi algumas semanas todos os anos durante meus primeiros 20 anos de vida, depois seguimos nossos próprios caminhos sem mais interesse em manter um relacionamento.

Os pais dele faleceram e os irmãos dele faleceram. Ele muito provavelmente não tem cônjuge.

E se ele morrer sem testamento? Ele não tem herdeiros legais. Entendo que seus bens irão para o registro de propriedade não reclamada, e acredito que pode permanecer não reclamada por até 10 anos.

Devo apenas monitorar esse registro todos os anos, por via das dúvidas? E se ele falecer sem herdeiros, eu poderia reivindicá-los? E para reivindicá-los, acho que minha única prova seria garantir que ainda tenho fotos dele e de mim (acredito que minha mãe tenha algumas)?
Em que província ou país ele reside? Existem ligações com outras jurisdições?

#7 ·
Esta é uma pergunta para um advogado de sucessões, e não sei se algum membro do CMF é um deles. Não tenho ideia de como se poderia "monitorizar" o sistema em caso de seu eventual falecimento, mas concordo com a postagem nº 6 de que seria necessário comprovar um relacionamento biológico, por exemplo, através de correspondência de DNA via 23andMe, etc., etc.

#8 ·
Sim, estou curioso para saber quanta prova absoluta eles precisariam quando não há herdeiros e quando:

Tenho fotos com ele desde que sou bebê até jovem adulto, minha mãe pode testemunhar, tenho cartões de aniversário dele e cartões de Natal dele, estou nomeado nos avisos de óbito de sua mãe, seu pai e seu irmão, e certamente há outros tipos de provas que eu poderia reunir.

Para um teste de DNA, você precisa que o DNA esteja bem preservado, então se eu notar sua morte apenas alguns anos depois, a única esperança seria um dente molar ou algo assim...

Isso não é como um caso criminal onde eles precisam de provas além de qualquer dúvida razoável. Neste caso, eles precisam de uma boa avaliação da probabilidade de que eu seja filho dele.

O simples fato de eu estar nomeado em três avisos de óbito diferentes pode até ser suficiente.

#11 · (Edited)
Unrelated to your inheritance question, I would reach out to him while you still can. It might be nice to catch him up with what you’re doing, let him know he has grandchildren, etc.
Sim, minha esposa nunca o viu e estamos juntos há quase 10 anos. Ela queria conhecê-lo pelo menos uma vez, mas não, eu só fui aos funerais dos pais dele há uma década, e não pude ir ao funeral do irmão dele e não tinha interesse em ir de qualquer maneira, e meus filhos têm um avô do lado da minha mãe, que é o parceiro da minha mãe há 35 anos, que me criou bem.

No passado, também passei mais de 5 anos sem ver minha mãe. Na verdade, quando minha esposa me conheceu, eu não via nenhuma família.

Eu não sou daqueles que acreditam que a família está acima de tudo. Prefiro relacionamentos fortes com amigos, pois você pode escolhê-los e escolher sabiamente.

Comecei a ver minha mãe novamente porque havia um interesse claro dela e em algum momento pude perdoá-la, mas também principalmente porque eu queria ver meu padrasto (o parceiro dela).

Quanto ao meu pai biológico, bem... Ele não foi um bom parceiro, não foi um bom pai, não foi um bom homem em relação às mulheres, e ele não mostrou nenhum interesse no relacionamento, e eu também não tenho absolutamente nenhum interesse, então ele é como um estranho para mim. Bem, pior do que um estranho, na verdade, porque eu conheço a personalidade dele, e ela é ruim.

#10 ·
Em Ontário, o pai seria adicionado à certidão de nascimento, amigavelmente através de um pedido conjunto da mãe/pai. Ou unilateralmente mediante pedido ao tribunal, provavelmente exigindo testes de DNA. (Para ser claro, refiro-me a um registo de nascimento que ocorre em Ontário.)

#12 ·
Em Ontário, o pai seria adicionado à certidão de nascimento, amigavelmente através de um pedido conjunto da mãe/pai. Ou unilateralmente mediante pedido ao tribunal, provavelmente exigindo testes de DNA. (Para ser claro, refiro-me a um registo de nascimento que ocorre em Ontário.)
Sim, o pedido unilateral é o que minha mãe não fez, pois ela não queria se envolver em todo o processo judicial como mãe solteira de um recém-nascido vivendo com o salário mínimo.

Ela deveria ter conseguido o dinheiro, mas não queria passar por essa briga judicial. E sabemos que esses processos de briga judicial não são divertidos.

Então ela deixou para lá e apostou em sua capacidade de encontrar um bom parceiro, o que felizmente fez.

Ela conseguiu obter alguma ajuda financeira do meu pai biológico, mas em nenhum lugar, em nenhum lugar, em nenhum lugar perto do que ele teria pago se tivesse sido declarado o pai.

#15 ·
Você acha que o patrimônio dele seria grande o suficiente para valer a pena persegui-lo?
Ele se aposentou aos 48 anos após 25 anos trabalhando para o serviço correcional federal. Ele certamente está gastando cada centavo que tem e tudo bem, ele está aproveitando a vida ao máximo, mas ele é bom com dinheiro. Eu esperaria que ele planejasse ter alguns fundos para seus anos mais velhos. Ele se aposentou possuindo uma casa grande, uma pensão federal generosa, e bem quando o mercado teve uma corrida de touros louca desde o GFC.

Não que eu queira ou precise do dinheiro dele, mas se acabar sendo não reclamado, então com certeza eu o pegaria. Eu veria isso como um pagamento pela ajuda financeira que minha mãe não recebeu.

#16 ·
Dito isto, o resultado mais provável desta situação é que ele estará com uma sugar baby e talvez tenha escrito um testamento para lhe dar tudo, lol.

Ou talvez essa sugar baby descubra que não estava no testamento dele, era só eu e ela ficará furiosa, lol.

De qualquer forma, podem passar mais 15-20 anos antes que eu descubra, então muitas coisas podem acontecer.

Eu estava simplesmente curioso sobre esta situação de pai não documentado.

#18 ·
É uma pergunta interessante, mas não sei por que você presumiria que ele não tem testamento só porque ele optou por não se envolver com sua ex-esposa e filho décadas atrás... Não sei como você descobriria que ele não tem testamento, o que é muito provável, nem como reivindicar quaisquer bens se ele realmente não tivesse testamento.

#20 ·
É uma pergunta interessante, mas não sei por que você presumiria que ele não tem testamento só porque ele escolheu não se envolver com sua ex-esposa e filho décadas atrás... Não sei como você descobriria que ele não tem testamento, o que é muito provável, nem como reivindicar quaisquer bens se ele realmente não tivesse testamento.
É um cenário hipotético por curiosidade. Acredito que ele tenha um testamento, mas é melhor presumir que não. Essa é uma lição de vida para mim: não presuma nada.

E uma razão pela qual ele pode não ter um testamento é quando não tem dependentes. Eu mesmo não poderia me importar menos com o que acontece comigo quando eu morrer, eu só me importo com o que acontece com meus dependentes e esse é o propósito de um testamento. Mas ele não tem dependentes nem família.

Bem, outra razão para ter um testamento é quando se tem muitos bens que seriam doados para caridade. E obviamente para amigos mais jovens.

Seu irmão provavelmente não tinha testamento quando morreu aos 65 anos, mas seria injusto compará-lo com seu irmão...

#19 ·
Talvez não seja tão provável.... IA diz:

Embora números específicos apenas para "boomers" flutuem dependendo da pesquisa e metodologia, dados de 2023 sugerem que cerca de 25% a 50% dos canadenses com 55 anos ou mais (um proxy comum para boomers) não têm testamento. Um relatório da RBC Wealth Management de 2023 descobriu que 53% dos canadenses com 55 anos ou mais nomearam uma Procuração (POA), e outro relatório do Angus Reid Institute de 2023 indicou que 49% dos canadenses com idades entre 55 e 64 anos tinham um testamento atualizado.

Testamentos preparados por um escritório de advocacia ou notário serão quase por padrão registrados na província em que foram preparados e/ou no Canada Wills Registry. Em alguns casos, este registro pode ser pesquisado pela presença de um Testamento, mas não geralmente pelo seu conteúdo. Testamentos preparados por indivíduos, por exemplo, online et al, provavelmente não serão registrados, a menos que o indivíduo se esforce para fazê-lo.

Varia por província em termos de alocação de ativos para membros da família de espólios de pessoas que morrem sem testamento (intestate). O desafio de uma pessoa que morre sem testamento é quem solicitará ao tribunal a nomeação de um Administrador/Executor e, em seguida, a quantidade de diligência que será realizada (ou não, dependendo do autointeresse do Administrador/Executor) para 'encontrar' membros da família.